Sejam Bem Vindos ao Blog

Bem vindos ao Heber Sistem, uma enciclopedia virtual de assuntos sobre tecnologia, que permite a qualquer pessoa trocar conhecimento.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cartão de crédito traz teclado embutido

A próxima geração de cartões de crédito poderá incorporar teclado com 12 teclas, um microprocessador e uma tela alfanumérica embutida, como o protótipo chamado dispositivo com Autenticação Embutida (Credit Card Embedded Authentication Device, originalmente em inglês), desenvolvido pelas companhias Innovative Card Technologies e eMue Technologies.
Em formato padrão de cartão de crédito, o aparelho traz vários modos de autenticação para o uso em transações online, por telefone ou em caixas eletrônicos. Com ele, o usuário poderia entrar com seu PIN secreto a partir do teclado numérico do dispositivo para então receber um código numérico para usar uma vez, explicou o site The Red Ferret. Já para autorizar uma transação bancária, a senha é digitada na interface e validada instantaneamente por um servidor de autenticação.Os desenvolvedores acreditam que o cartão de crédito com teclado alfanumérico embutido evita que o usuário coloque seu PIN em risco ao digitá-lo pelo navegador de internet. O novo cartão oferece uma forma amigável de defender os clientes de fraudes eletrônicas no setor bancário - um problema que tem um custo anual para as instituições financeiras estimado em US$ 4 bilhões, acrescentou o site gizmag Art.O Dispositivo com Autenticação Embutida será apresentado ao consumidor durante o evento de segurança digital Cartes & IDentification, entre os dias 13 e 15 de novembro, em Paris.

Americanos bloqueiam celular

O bloqueador (ou jammer) um aparelho que desativa aparelhos móveis que estiverem por perto vem sendo usado cada vez mais por americanos em todo os Estados unidos. Mesmo sendo ilegal a medida de bloqueio de celular vem sendo adotada em vários lugares principalmente em lugares publicos.
Esta invenção está provocando uma guerra no espectro norte americano pois os jammers emitem um sinal de radio tão potente que os aparelhos celulares sobrecarregam e ficam incapazes de comunicação com as torres de celulares.
Em média os aperelhos jammers tem alcance de 10 Mt de raio, contudo os mais robustos pode criar zonas sem chamadas.
Contudo os jammers tem seus prós e contras, podemos bloquear uma pessoa incoveniente e tambem aquela mais discreta que fala ao celular sem perturbar a ninguem, pode-se bloquear áreas que o uso de celular é proibido como em presidios.

Fonte: 'New York Times'

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Senha gráfica é milhares de vezes mais segura



A disseminação de dispositivos portáteis, como os iPhones, Blackberries e Smartphones, está colocando um novo desafio para os sistemas de segurança. Para tirar todo o proveito de seus aparelhos, seus donos querem utilizá-los em todo lugar, na rua, no metrô, na sala de espera do médico ou mesmo na sala do cafezinho da empresa.
O problema é que esses ambientes estão sempre repletos de pessoas. E, entre elas, há sempre a possibilidade de existir algum bisbilhoteiro querendo descobrir sua senha.
Senha gráfica
Agora, pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, criaram um novo sistema de segurança que promete resolver esse problema. Ao invés de usar letras e números para as senhas, o novo programa utiliza desenhos. Os testes mostram que a senha gráfica é milhares de vezes mais segura do que as senhas tradicionais, além de serem mais fáceis de serem lembradas.
"Muitas pessoas acham difícil lembrar as senhas, por isso escolhem palavras que são fáceis de se lembrar, ficando mais suscetíveis à ação dos hackers," diz o cientista da computação, Jeff Yan, que coordenou o trabalho.
Desenhe sua senha
O novo sistema de segurança, batizado de Desenhe um Segredo, permite que o usuário desenhe sua senha na forma de uma imagem, criada à mão livre sobre um fundo reticulado.
O programa armazena o desenho na forma de uma seqüência ordenada de células, cada célula correspondendo a um quadrado do reticulado. Além da imagem propriamente dita, o programa guarda também quantas vezes a caneta é levantada.